Caso Cri$e em Angola: Moeda angolana é a mais sobrevalorizada de África
O câmbio do kwanza face ao dólar está 72% acima do que devia. A conclusão é da consultora Sagaci Research, que analisou os preços da cadeia de restaurantes KFC.
Uma refeição do restaurante de "fast food" KFC, em Angola, custa 35,2 dólares, cerca de três vezes mais do que na África do Sul.
Esta disparidade de preços mostra que a moeda angolana é a mais sobrevalorizada entre todos os países africanos.
Utilizando o método da Economist para medir o poder de compra dos países com base no preço do Menu Big Mac (McDonald’s), a consultora Sagaci Research foi analisar os preços praticados pela KFC em diversos países africanos para medir se a cotação da moeda local é a apropriada.
As conclusões apontam para que o kwanza seja nesta altura a moeda africana mais sobrevalorizada, com a sua cotação a situar-se 72% acima do valor justo face ao dólar.
A KFC tem mais de mil restaurantes em 16 países africanos e a análise da Sagaci mostra que a segunda moeda mais sobrevalorizada em África é a marroquina. No pólo oposto está o rand de Africa do Sul, que está subvalorizada em quase 50%.
"O facto de o kwanza estar tão sobrevalorizado indica que a sua cotação não mostra o actual estado da economia. O problema é que todo o comércio [em Angola] é feito em dólares e o acesso a dólares é muito difícil", comentou ao Quartz o director-geral da Sagaci Research.
A escassez de moeda estrangeira, salienta a mesma publicação, está a provocar um forte aumento nos preços dos bens importados pelo país, havendo já lugar a racionamento de vários produtos, como arroz e açúcar.
O Quartz acrescenta ainda que no mercado negro o kwanza está muito menos sobrevalorizado face ao dólar.
Comentar